1932 - 1935

Em Portugal

1933 | Entra em vigor a Constituição que dá origem ao Estado Novo

Em 1933 entra em vigor a Constituição que faz nascer o Estado Novo e os poderes do chefe do Estado são substancialmente reforçados. Na sequência de um atentado contra a vida de Salazar, são adquiridos automóveis de ostentação raramente usados.

 

Crédito: Global Imagens

No ano de 1926, o golpe militar de 28 de maio vem instaurar uma Ditadura Militar e um período de agitação social que se estende por Portugal. Dois anos depois, estabiliza-se com a supremacia no poder da fação liderada por Óscar Carmona. Com o novo regime político, consolidado pela Constituição de 1933, a concentração de poderes acaba no Presidente do Conselho Oliveira Salazar, ficando o Presidente da República confinado a funções de representação. O facto de Óscar Carmona ter optado por residir no Palácio da Cidadela, em Cascais, criou a necessidade de adquirir novas viaturas para o transporte do chefe do Estado.

Assim, no final da década de 1930, diversos automóveis foram integrados no parque de viaturas da Presidência da República – um deles foi colocado especificamente ao serviço da Primeira-Dama Maria do Carmo Carmona.

O regime vai perdurar até 1974, período durante o qual as liberdades individuais e coletivas são limitadas, e são adquiridos novos veículos de aparato para impedir qualquer ataque aos respetivos poderes do chefe de Estado. Na sequência de um atentado contra a vida de Salazar, o Estado português compra dois carros blindados através da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado. No entanto, estas viaturas tiveram pouca utilização devido aos seus elevados custos de manutenção e consumos (cerca de 70 litros por 100 km) num período de racionamento de combustíveis, na sequência da II Guerra Mundial.

1935 | Falecimento de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa é o nome da literatura portuguesa mais reconhecido do mundo. Até à data da sua morte, foi precursor do movimento futurista e mestre em captar a velocidade automóvel na sua escrita.

 

Crédito: Global Imagens

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa, e poucas vezes deixou a capital – à exceção dos nove anos da sua infância passados em Durban, na colónia britânica da África do Sul, onde o seu padrasto era o cônsul português. Aos 17 anos, voltou a Lisboa para entrar no Curso Superior de Letras, mas logo o abandonou para estudar por conta própria. A sua produção de poesia e de prosa em inglês foi intensa durante este período, e por volta de 1910, já escrevia muito em português. Embora solitário por natureza, com uma vida social limitada e quase sem vida amorosa, foi um líder ativo da corrente modernista em Portugal e inventou alguns movimentos, entre os quais um intersecionismo de inspiração cubista e um estridente sensacionismo.

Como um dos precursores do movimento futurista em Portugal, algumas obras de Fernando Pessoa também se basearam fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX – como a indústria automóvel.

O escritor procurou expressar o movimento real, registando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. Por exemplo, o artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a velocidade descrita por ele no espaço. Respeitado em Lisboa como intelectual e como poeta, publicou regularmente o seu trabalho em revistas mas o seu génio literário só foi plenamente reconhecido após a sua morte a 30 de novembro de 1935. Atualmente, é considerado o mais universal poeta português.

Na Citroën

Uma Marca Revolucionária

1934 | André Citroën lança o seu último modelo automóvel

Dotado de uma excecional vocação criativa, André Citroën sabia que o automóvel se tornaria um instrumento ao alcance de todos e, um ano antes da sua morte, lança o primeiro veículo de chassi monocasco produzido em grande série.

 

Crédito: Médiathèque Citroën

Como um pioneiro na comunicação, André Citroën esteve na boca do mundo desde o seu primeiro automóvel até ao último lançamento um ano antes da sua morte. Juntamente com o engenheiro André Lefèbvre e o designer Flaminio Berton, o fundador da marca francesa imaginou um automóvel mais baixo, mais aerodinâmico que todos os seus outros veículos. Assim nasce o primeiro Traction, em abril de 1934, pronto a quebrar os códigos visuais e também tecnológicos – nomeadamente com a sua transmissão nas rodas dianteiras que lhe valeu o seu nome mítico. O primeiro veículo de chassi monocasco produzido em grande série, equipado com um motor flutuante que limita as vibrações e travões hidráulicos.

Um verdadeiro concentrado de inovações que inspirou a indústria automóvel no seu todo e inaugurou um novo prazer de condução.

Inicialmente, devido ao motor pouco potente, o modelo 7A apenas foi produzido durante três meses e rapidamente substituído por modelos mais bem conseguidos. A 19 de abril do mesmo ano, é lançado o primeiro modelo da gama Traction Avant que marcou a história do automóvel pelas suas inovações revolucionárias disponíveis no mercado. Mas só o modelo 15 SIX, com a excelência de tração e o prestígio de um 6 cilindros, conquistou a alcunha de “rei da estrada”. Depois de lançado em 1938, reapareceu após a guerra na versão 15 SIX D devido ao seu motor. O 15 SIX H inaugurou, em 1954, a primeira suspensão hidropneumática produzida em série nas rodas traseiras para um conforto inédito. A sua produção, que atingiu cerca de 760 mil exemplares no total, foi interrompida em 1957.

No Mundo

1932 | Amelia Earhart é a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico

Numa época em que poucas mulheres conduziam ou tinham uma profissão, Amelia Earhart foi a primeira mulher a atravessar o Atlântico por via aérea e inspirou milhares de mulheres a assumirem o volante pela igualdade de género.

 

Crédito: Global Imagens

Em maio de 1932, Amelia Earhart partiu da Terra Nova, no Canadá, rumo a Paris e deu início ao primeiro voo solo transatlântico sem escalas feito por uma mulher e o segundo voo bem-sucedido feito por um humano – Charles Lindbergh foi o primeiro. No entanto, não foi uma aventura fácil. A piloto encontrou ventos fortes, teve problemas mecânicos e acabou por aterrar no norte da Irlanda quinze horas depois. Aos 34 anos ganhou o título de “rainha do ar” e tornou-se amiga da primeira-dama Eleanor Roosevelt com quem partilhava muitos interesses e paixões mútuas, especialmente causas femininas. A partir daí, começou a assumir voos cada vez mais difíceis.

Ao desafiar as convenções da época para entrar num cockpit como piloto e não como passageira, Amelia Earhart começou a inspirar mulheres de todo o mundo para concretizarem os seus sonhos.

Numa altura em que as mulheres não seguiam uma carreira ou conduziam automóveis (e era esperado que se ocupassem de “tarefas domésticas”), a pioneira na aviação dos Estados Unidos foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar. E mais do que comprovar que as mulheres poderiam ser pilotos, Amelia também convenceu o público de que os aviões eram o futuro. Ao quebrar barreiras ao nível da igualdade de género, tornou-se um ícone e um estímulo motivacional no feminino. A aviadora acabou por morrer em 1937, enquanto tentava bater o recorde de primeira mulher a dar a volta ao mundo. O avião que pilotava desapareceu sobre o oceano Pacífico.

1933 | Franklin Roosevelt torna-se Presidente dos EUA

No dia 4 de março de 1933, Franklin Roosevelt tomou posse na Presidência dos Estados Unidos e, pela primeira vez, é desenhado um automóvel especialmente pensado para as suas funções. Inicia-se uma nova era de carros presidenciais.

 

Crédito: Global Imagens

No início da década de 1930, a economia norte-americana ainda estava a sofrer as consequências da Grande Depressão: 15 milhões de desempregados, agricultores endividados e um sistema bancário arruinado. O Estado precisava urgentemente de criar novos empregos. Assim que Franklin Delano Roosevelt foi eleito o 32.º Presidente dos Estados Unidos no ano de 1933, este implementou um plano de recuperação económica chamado “Novo Acordo” e conseguiu que a economia americana crescesse exponencialmente entre 1933 e 1937. Ao ganhar popularidade, tornou-se no único homem a ser eleito para quatro mandatos consecutivos, mas acabou por morrer a 12 de abril de 1945.

Hoje é considerado um dos três grandes presidentes da história americana, ao lado de Abraham Lincoln e George Washington.

Para além de redefinir o liberalismo americano e o movimento progressista do século XX, Roosevelt revolucionou a mobilidade presidencial. Depois de uma tentativa de assassinato dentro de um conversível Buick, nasce o “Sunshine Special”: o primeiro carro presidencial a adquirir tal personalidade ao ser especialmente modificado para Roosevelt. Um automóvel, desenhado para as suas funções presidenciais, com um motor de 1939 de doze cilindros, quatro portas, sirene e um rádio bidirecional. Atualmente, um carro estatal é considerado um veículo fundamental para transportar chefes de Estado ou chefes de Governo em capacidade oficial e manter a segurança adequada ao seu dever.