2005 - 2015

Em Portugal

2014 | Cristiano Ronaldo é eleito pela FIFA
o melhor jogador de futebol pela segunda vez

O calendário marcava janeiro de 2014 quando Cristiano Ronaldo venceu, pela segunda vez, o prémio FIFA de melhor jogador de futebol do mundo de 2013. Para além de colecionar golos, o futebolista português também é conhecido pela sua coleção de carros.

 

Cristiano Ronaldo dispensa apresentações. Frequentemente considerado como um dos melhores e mais completos jogadores do mundo e de todos os tempos, é uma figura incontornável do universo futebolístico. Desde muito novo, chamou sempre à atenção. Começou a carreira aos 9 anos quando se estreou no Futebol Clube Andorinha, na ilha da Madeira. Com paixão, ambição e talento despertou o interesse do maior clube da ilha, o Nacional, que o contratou em 1995.

Desde então, a sua carreira foi feita de conquistas atrás de conquistas com trabalho árduo e sucesso. A 13 de janeiro de 2014, venceu pela segunda vez o prémio FIFA de melhor jogador de futebol do mundo.

Sete dias depois, recebeu do Presidente da República a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Com possibilidades financeiras que são o resultado de enorme vontade de se superar, Cristiano Ronaldo começou assim a investir numa nova paixão: os carros. Dos mais veículos valiosos aos mais automóveis mais rápidos, estima-se que o futebolista português guarde mais de duas dezenas de carros na garagem que, em comum, combinam potência e velocidade. Duas características que Cristiano Ronaldo privilegia para levar o nome de Portugal pelo mundo fora. Até hoje, o craque madeirense já recebeu cinco Bolas de Ouro no total.

2015 | Manoel de Oliveira morre aos 106 anos

Antes de ser cineasta e de se ter tornado no mais famoso realizador de cinema português, Manoel de Oliveira dedicou vários anos à competição automóvel como um eterno apaixonado por velocidade ate à data da sua morte em 2015.

 

Filho do primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal, Manoel de Oliveira tornou-se o pai do cinema português mas, antes disso, já era um famoso piloto de automóveis. Influenciado por amigos e pelo seu irmão mais velho chamado Casimiro de Oliveira, Manoel de Oliveira dedicou vários anos da sua vida ao desporto automóvel quando era jovem. Este chegou mesmo a vencer corridas como, por exemplo, a Gincana do Palácio de Cristal em 1935.

Depois de investir num novo carro, passou a competir regularmente no Circuito de Vila Real e participou em 1937 no Circuito Internacional do Estoril. Internacionalizou-se e foi ao Brasil vencer o Rali do Rio de Janeiro em 1938.

No mesmo ano, conquistou a II Rampa do Gradil, em Portugal, e uniu as suas duas eternas grandes paixões – a velocidade e a realização – com o lançamento do documentário “Já se fabricam automóveis em Portugal”. Mas não foi a primeira vez. Em 1933, Manoel de Oliveira tinha juntado o melhor dos dois mundos como ator no segundo filme sonoro português “A Canção de Lisboa”, onde assumiu o papel de um apaixonado por automóveis. Em 1940, o realizador casou com Maria Isabel Brandão Carvalhais e abandonou a seu pedido o desporto automóvel. Acaba por filmar até aos 105 anos um total de 50 películas e, um ano mais tarde, falece a 2 de abril de 2015.

Na Citroën

Fantástico Mundo Novo

2005 | Citroën lança novo topo de gama

No ano em que celebra 50 anos do famoso DS, a Citroën apresenta um novo C6 onde o luxo disputa com o conforto. Uma linha com o clássico estilo da marca orientada para o prazer de conduzir um grande automóvel na estrada.

 

Desde as suas origens, o conforto é objeto de atenção e de investimentos específicos na criação de cada Citroën. Década após década, do célebre DS ao CX, a marca francesa permaneceu na vanguarda automóvel com o objetivo de dar a cada condutor um conforto de condução único. Em 2005, a Citroën apresentou um novo C6 no Salão Internacional de Genebra que prova isso mesmo. Um veículo topo de gama, com a estatura de uma limusina, onde o luxo disputa com o conforto e a segurança. Na realidade, o concept-car C6 Lignage apresentado em 1999 já anunciava a estética e os elementos de estilo deste veículo fortemente inspirado no CX.

O novo C6 revela, igualmente, duas inovações significativas: a mais recente evolução “hydractive” para um conforto ideal e o “head up display” no para-brisas para que o condutor nunca tenha de tirar os olhos da estrada.

Tal como os seus antecessores, foi escolhido para deslocar os presidentes franceses como Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande. Com velocidade máxima de 230 km/h, equipado com potentes motores V6, gasolina ou diesel, o C6 procura evidenciar as suas qualidades de grande veículo, nomeadamente através do pequeno defletor traseiro que se abre progressivamente a partir do momento em que o veículo ultrapasse os 65 quilómetros por hora para moderar o consumo e possibilitar uma travagem mais estável a alta velocidade. Inovações orientadas para o prazer de conduzir um grande automóvel de estrada cuja produção só terminou em dezembro de 2012.

No Mundo

2008 | Barack Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos

A 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. Desde aí, o primeiro Presidente afro-americano mudou a América e incentivou o desenvolvimento automóvel numa procura
por novas carroçarias e motores mais potentes.

 

Crédito: Wikimedia Commons / Elizabeth Cromwell

Depois de uma vitória histórica contra o rival republicano John McCain, Barack Obama foi eleito o 44.º Presidente dos EUA em 2008. O senador do Illinois tornou-se o primeiro Presidente afro-americano dos Estados Unidos e acabou por se transformar num fenómeno de popularidade em todo o mundo. Para além de transformar a América, a sua segurança incentivou o desenvolvimento do mercado automóvel numa constante procura por tecnologia de ponta. Multiplicaram-se os testes radicais até o carro presidencial de Barack Obama resistir a bombas, granadas e ataques químicos. Com 5,4 metros de comprimento e 1,5 metros de altura, portas com 20 centímetros de espessura, “a besta” (como lhe chamam) ficou conhecida pelo interior completamente selado.

Na lista de especificações exigidas pela Casa Branca constava o isolamento do tanque do combustível do resto do sistema do veículo, câmaras de visão noturna, equipamento GPS, armamento, gás lacrimogéneo e equipamento de combate a incêndio.

Neste caso, os fabricantes que construíram o carro de raiz a partir dos desenhos fornecidos pela Casa Branca também equiparam o veículo com uma espuma que se expande em caso de embate, impedindo o carro de explodir. Desde Barack Obama, estima-se que o governo americano tenha investido 14 milhões de euros no desenvolvimento de tecnologias avançadas, carroçarias antiminas ainda mais reforçadas e motores muito mais potentes (inspirados na aeronáutica e nas corridas) que, em breve, poderão ser comercializadas em série.

2011 | Steve Jobs, fundador da Apple, morre

Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011, com 56 anos, vítima de cancro do pâncreas. Para além de revolucionar a tecnologia e entretenimento, o icónico fundador da Apple teve uma enorme influência nos automóveis.

 

Crédito: Wikimedia Commons / Matthew Yohe

Falar de Steve Jobs é falar de um génio visionário que ajudou a criar a indústria dos computadores pessoais e revolucionou o mundo do entretenimento. Nascido a 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco, na Califórnia, Steven Paul Jobs cresceu num ambiente que acompanhava o despontar da eletrónica pessoal. No secundário em Cupertino (atual local da sede da Apple), frequentava conferências noturnas na HP e conheceu Steve Wozniak, um geek com talento para montar placas de circuitos com quem viria a fundar a Apple.

O primeiro computador da marca foi lançado em 1976. Era basicamente uma placa de circuitos que tinha de ser montada pelos compradores mas, num piscar de olhos, a Apple avança para uma triunfal entrada em bolsa.

Com a criação do iPod e do iPhone, Steve Jobs conseguiu influenciar a indústria automóvel e o carro passou a ser visto como uma extensão da nossa casa. O iPod tornou os CD obsoletos e passou a ser o dispositivo padrão no entretenimento a bordo de qualquer carro. Na generalidade, os fabricantes de automóveis tornaram a “integração com um iPod” uma prioridade na oferta dos seus modelos. Com o iPhone, a história repetiu-se e provou que não é preciso investir num sistema de navegação quando, à distância de um clique, existem várias aplicações úteis quando conectadas ao painel automóvel. Uma tecnologia que revolucionou o infoentretenimento a bordo e apelidou Steve Jobs de inventor visionário, mesmo depois da sua morte a 5 de outubro de 2011, vítima de cancro do pâncreas.