Do Citroën Traction Avant ao Citroën C3

O atual C3, que chegou ao mercado em 2016, é dos mais evoluídos utilitários da sua classe. Mas 82 anos antes, a Citroën já havia lançado um modelo cujo conceito inovador mudou o curso da história do automóvel: o Traction Avant.

Corria o ano de 1934 quando, no mês de maio, André Citroën lançava o “7”, um veículo de tração dianteira com carroçaria de uma só peça, que tornava obsoleto tudo o que existia na época. Foi o primeiro Traction Avant de uma série de modelos pertencentes a uma família que deixaria de ser produzida em 1957. Tivesse carroçaria de duas portas, quatro portas ou descapotável, o Traction Avant devia a sua designação ao facto de a potência ser transmitida às rodas dianteiras, estando o motor colocado também à frente. O primeiro modelo dispunha de grelha muito direita e de uma escova limpa-vidros. O Traction Avant acolheu diversas designações. “7”, “11”, “15” e “22” foram algumas delas.

Em 2001, a Citroën apresentou a primeira geração do C3. Embora mais curto do que o Traction Avant, o C3 estava na linha de sucessão deste e apostava no mesmo conceito: tração dianteira e motor colocado à frente. Outra coisa não seria de esperar, uma vez, em 1934, a Citroën estreou esta configuração, que viria a ser seguida por muitos construtores de automóveis. Os anos passaram e este utilitário evoluiu. Até que, em 2016, chega a terceira geração, deixando para trás mais de 3,5 milhões de unidades vendidas das duas primeiras.

Corria o ano de 1934 quando, no mês de maio, André Citroën lançava o “7”, um veículo de tração dianteira com carroçaria de uma só peça, que tornava obsoleto tudo o que existia na época.

Com um design inspirado no primeiro C4 Cactus, lançado em 2014, o C3 deve sua aparência vistosa à postura confiante da carroçaria, onde sobressaem os pequenos Airbump na base das portas e os faróis arrojados. A personalização é um dos cartões de visita deste utilitário, elevando a expressão individual a outro patamar. Aquando da sua apresentação, a Citroën fez questão de afirmar que a terceira geração do C3 agrupa todos os seus marcadores genéticos e todas as qualidades para dar um novo ímpeto à marca francesa. Um grande desafio para o seu best-seller. Até porque em cada cinco automóveis que se vendem neste segmento na Europa, um pertence à Citroën. Um utilitário confortável com personalidade real, criado para atrair novos clientes que procuram um veículo moderno pleno de carácter, é como a marca do double chevron define o C3.

Disponível com três níveis de equipamento e três motorizações (1.2 PureTech a gasolina de 83 cv, 1.2 PureTech a gasolina de 110 cv e diesel 1.5 BlueHDi de 100 cv), ambas com caixa manual de cinco velocidades e sistema Stop&Start, este utilitário estreou mundialmente a solução Citroën ConnectedCam, cuja câmara HD a bordo permite partilhar diretamente fotografias e vídeos de qualquer road trip. O espaço interior e o volume da bagageira são outras características bastante apreciadas no C3.