Do Citroën Méhari ao Citroën E-MEHARI

Entre o novo E-MEHARI e o original Méhari distam 50 anos. Ainda que no modelo de 2015 a forma de locomoção tenha mudado e o design tenha evoluído face ao de 1968, o conceito ousado e a sensação de liberdade mantiveram-se.

O Méhari é uma verdadeira exceção na história da Citroën. Foi o único modelo que se manteve durante 19 anos no ativo (1968-1987). E, isto, sem que a Citroën estivesse na origem do projeto. Tudo porque o original Méhari nasceu fora da marca do double chevron. Foi à SEAB (sociedade especializada na moldagem plástica) que se deveu o modelo lançado há meio século. A carroçaria, sem portas nem vidros, foi um dos ex-líbris do Méhari, aos quais se juntaram o peso reduzido, o baixo centro de gravidade e a suspensão de curso longo, característica que lhe conferia qualidades de todo-o-terreno. Até deixar de ser produzido, em 1987, quase 145 mil unidades deixaram a linha de montagem, das quais mais de 1.200 foram versões 4×4.

A versão especial E-MEHARI style by Courrège foi apresentada o ano passado, mas o novo E-MEHARI foi lançado em 2015. Com quatro lugares, este descapotável 100% elétrico, desenhado em Paris e produzido em Rennes, pode ser requisitado com um hard top dotado de vidros laterais e óculo traseiro com abertura, facto que o transforma num verdadeiro veículo familiar para ser utilizado durante todo o ano. Face ao modelo original, de 1968, muita coisa mudou no novo E-MEHARI. Menos o conceito ousado e a sensação de liberdade, que se mantiveram fiéis às origens e perduraram no tempo.

O Méhari é uma verdadeira exceção na história da Citroën. Foi o único modelo que se manteve durante 19 anos no ativo (1968-1987). E, isto, sem que a Citroën estivesse na origem do projeto.

Se o design exterior do novo modelo dá nas vistas pelas superfícies polidas, pelas proteções em plástico escuro e pelas jantes “Give Me Five” de 15”, já o interior demarca-se pelas linhas simplistas, onde o conforto e a seleção de cores fazem a diferença. O volante, de três braços, dispõe de ajuste em altura e profundidade. Os quatro airbags fazem parte dos dispositivos de segurança presentes de série, tal como o controlo de estabilidade e o sinal sonoro abaixo dos 30 km/h, que permite avisar os peões da proximidade do veículo. Os lugares posteriores podem ser rebatidos de modo a aumentar o volume da mala, que varia entre 200 e 800 litros. Sistema de áudio Bluetooth Parrot com comando à distância e entrada USB são apenas duas “mordomias” do E-MEHARI.

Com uma velocidade máxima de 110 km/h, este descapotável 100% elétrico tem 50 kW de potência, anuncia uma autonomia de 195 km (ciclo NEDC) e faz uso de uma bateria de polímeros metálicos de lítio fornecida pelo Grupo Bolloré, que foi testada durante mais de 150 milhões de quilómetros. Os tempos de recarregamento completo? Estão fixados nas 10,5 horas com 16A nos postos públicos e nas 16,5 horas com 10A para as tomadas domésticas.

*o Citroën E-MEHARI não é comercializado no mercado português