Do Citroën C15 ao Citroën Berlingo

Lançado na sua primeira forma em 1996, o Berlingo, que se encontra na sua terceira geração, foi concebido para substituir o C15. Nas versões equipadas com bancos traseiros e vidros laterais, o trabalho facilmente se “confunde” com lazer.

Há 35 anos, a Citroën criou o C15, modelo do qual foram produzidas quase 1,2 milhões de unidades. Equipado com um motor de quatro cilindros com 58 cv, o C15, que pesava 945 kg, atingia uma velocidade máxima de 135 km/h. Dotado de dois lugares, este veículo de trabalho, derivado do modelo Visa, dispunha de um espaço de carga de generosas dimensões, que podia ser equipado com janelas laterais e traseiras para vislumbrar o que lá se encontrasse. O C15, que deixou de ser produzido em 2006, foi o pioneiro de uma nova geração de furgões polivalentes, termo mais “grosseiro” que define os veículos comerciais ligeiros. Com 3,99 metros de comprimento, 1,63 metros de largura e 1,80 metros de altura, o C15 dispunha de portas traseiras com abertura simétrica.

Ludospace para todos
Se houve área onde a Citroën também não deixou de inovar, foi na dos veículos utilitários. Dotado de dimensões generosas, o Berlingo, lançado na sua primeira forma em 1996, não deixando de ser um utilitário, prima pela versatilidade, pela funcionalidade e pela forma notável como se adapta a qualquer atividade, esteja ela relacionada com trabalho ou lazer. Criadora do segmento dos veículos multifunções, há 23 anos, a Citroën lançou, em 2018, a terceira geração do Berlingo VAN, que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do tempo, tornando-se na referência do “sentido prático” e parceira de todas as atividades. De tal forma o Berlingo é modular que, na versão de passageiros, está disponível com cinco ou sete lugares.

Dotado de dimensões generosas, o Berlingo, lançado na sua primeira forma em 1996, não deixando de ser um utilitário, prima pela versatilidade, pela funcionalidade e pela forma notável como se adapta a qualquer atividade, esteja ela relacionada com trabalho ou lazer.

Exibindo um design apelativo, que não esconde a sua inspiração nos SUV, o Berlingo distingue-se pelos equipamentos de que dispõe, recorrendo, por exemplo, a três bancos traseiros independentes, ao tejadilho multifunções Modutop (disponível consoante as versões) ou ao vidro traseiro com abertura. O Berlingo soube transformar o seu conceito para trazer mais estilo, mais conforto e mais qualidades dinâmicas em estrada. Com 24 combinações de personalização, onde os Airbump resultam bem, o Berlingo surge em dois comprimentos: o tamanho padrão (“M”) mede 4,40 metros; o novo tamanho (“XL”) alcança os 4,75 metros que permite receber cinco ou sete passageiros. Tudo depende das necessidades.

Com um máximo de 19 dispositivos de assistência à condução e muita conectividade, a versão de passageiros do Berlingo conta com duas grandes portas laterais deslizantes, dotadas de vidros elétricos descendentes. Já o amplo portão traseiro, dá acesso à bagageira e integra um óculo escurecido, com abertura. O volume de carga atinge os 775 litros no tamanho “M” e chega aos 1.050 litros na variante “XL”.