Os veículos de trabalho sempre fizeram parte do património genético da Citroën. O atual Jumper, que está disponível com quatro comprimentos e três alturas de tejadilho, pode ser visto como o sucessor do Type H de 1947.
Certamente que muitos ainda se lembrarão do Citroën Type H associado à venda ambulante de gelados, fast food e produtos de mercearia. É uma das imagens de marca deste veículo, que nasceu para uma utilização profissional. Apresentado em 1947, o Type H fazia uso de uma carroçaria monocoque sem chassis, dispunha de dois lugares e media 4,28 metros de comprimento. A tração dianteira e o piso plano eram outros trunfos. O Type H, que foi produzido até 1981 (473.289 unidades), costumava ser frequentemente denominado pelo público como “TBU” (tração utilitária baixa), designação alusiva ao modelo criado em 1938, embora o Type H e o “TBU” fossem muito diferentes entre eles.
O Citroën Jumper, que pode ser visto como sucessor do Type H, é um dos modelos que, hoje, compõe a gama de veículos comerciais da marca do double chevron. Disponível com quatro comprimentos e três alturas de tejadilho, o Jumper beneficia de uma arquitetura de referência em termos de rendimento de volume útil/formato exterior, multiplicando as combinações de volumes para responder às necessidades dos profissionais. Seja qual for o comprimento, o Jumper pode encarregar-se de transportar grandes volumes de materiais, anunciando a melhor largura da sua classe, 1,42 metros entre cavas das rodas, 1,87 metros entre painéis e um volume de carga que varia entre 8 e 17 m3.
O Citroën Jumper, que pode ser visto como sucessor do Type H, é um dos modelos que, hoje, compõe a gama de veículos comerciais da marca do double chevron.
Recorrendo aos préstimos do evoluído motor Diesel 2.0 BlueHDi (dispõe de 110, 130 cv ou 160 cv em função da configuração), que traz acoplada caixa manual de seis velocidades, o Jumper beneficia de equipamentos e de tecnologias úteis e raros para esta categoria de veículos (furgões). Características essas, como o kit de mãos livres Bluetooth, a câmara de visão traseira e o sistema de controlo de velocidade em descida, que facilitam a condução. Mas há mais: prateleira escritório com elevação para se poder tratar das notas de encomenda e para se poder usar o smartphone ou tablet sem sair do habitáculo. Tudo em nome do conforto e da funcionalidade, como se de um escritório se tratasse. Já os compartimentos de arrumação, são nada menos do que 13, distribuídos por toda a cabina. Entre eles, encontra-se o porta-luvas refrigerado, com fechadura.
Segurança é coisa que também não falta no Citroën Jumper: sistema de controlo de tração inteligente com controlo de velocidade em descida; ajuda ao arranque em plano inclinado; função Load Adaptative Control; regulador e limitador de velocidade; alerta de transposição involuntária de faixa; detetor de baixa pressão dos pneus.